quarta-feira, 2 de abril de 2008

O que muitos europeus pensar ou sabem do Brasil


Em 2006 quando vim para a Alemanha a primeira vez me deparei com a „cara“ de assustados de alguns alemães, sabem por que? Por eu ser de pele clara. É isso mesmo, com o passar do tempo, os nossos conhecidos se acostumaram com a idéia de brasileiros brancos, descendentes de alemães.

A emigração alemã para o Brasil é pouquíssimo conhecida na Alemanha. Eles não sabem que esta emigração começou há cerca de 200 anos. São coisas que eu sempre gosto de contar, um pouco dos nossos costumes, crenças e tradições, herdadas dos nossos antepassados e além lógico um pouco das cidades de origem germânica na região do Vale do Taquari.

Existem algumas coisas básicas que eles sabem do Brasil: Rio de Janeiro-Copacabana-Pão de Acúcar-Cristo Redentor, o pacote Carnaval = mulatas-samba-prostituição, Futebol (PELÉ, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Roberto Carlos...), Amazônia (muita natureza e muitos animais) e corrupção (isso sai no noticiário) estes são os “lugares” ou “o que” é conhecido do Brasil, ah, o brasileiro é sempre bem-humorado e vive dançando.
No ano passado, aconteceu algo engraçado, estava lendo o jornal da comunidade onde o Caio joga futebol e lá estava escrito “Seiner erstes Tor für den TSV Hagelloch erzielte kurz von dem Pausen-pfiff unser “weiße” Brasilianer Caio R.”, traduzindo: O primeiro gol do nosso brasileiro “branco” Caio R. pelo TSV Hagelloch foi um pouco antes do apito para o intervalo,....
Isso faz pensar ou analisar o que realmente passa na “cabeça” dos europeus...
Sei lá, mas não conheço nenhum alemão que não queira ir para o Brasil.
Os que eu conheço, que já foram, são apaixonados pelo nosso BRASIL...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Gisele! Muito legal o blog, textos interresantes e criativos. parabens. Bjao!