quinta-feira, 3 de abril de 2008

A importância de falar em português…




Em julho de 2006, eu, o Caio e a Ana, nossa prima, que veio nos visitar aqui na Alemanha fizemos uma viajem de "Urlaub". E que viajem, hehehehe (ai que saudadesssss)
Ponto de partida em Frankfurt (primeiro receber a Ana no aeroporto, depois pegar o carro) e começar a viajem, sendo que o primeiro destino foi Trier (cidade mais antiga da Alemanha), mas sobre Trier e os outros lugares escrevo outra hora, hoje o que quero "falar" mesmo é da importância de sabem falar português…
Pois é, mas nossas andanças chegamos a França, mas precisamente a Paris, ficamos num hotel um pouco distante da Torre Eifel, mas tudo bem, pedimos informações no hotel mesmo de qual seria a melhor forma de chegar na torre e o rapaz falou: -Sem dúvida de metro, por que o transito aqui é uma loucura… e lá fomos nós em busca da estação, o problema foi que não achamos a estação e acabamos indo até a "torre" de carro mesmo. Fizemos o impossível segundo o rapaz do hotel. E para completar conseguirmos sair sem nenhum arranhão no carro e conseguimos a façanha de estacionar bem ao lado da grandiosa Torre Eifel…
Até ai, tudo bem, lá se foi um bom tempo na fila para subir até a ponta e se não me engano foram-se também 15 euros para cada um subir nela. Mas fazer o que não é todo dia que se vai até lá e deixar de subir não dá, é maravilhosa à vista de Paris de cima, não existe ir a Paris e não subir na Torre Eifel, nem que seja os ultimos euros que você tenha no bolso,ehehehehe…
Depois fomos jantar um restaurante bem ao „pé“ da famosa torre, deve ser bem por isso que justamente ali, abaixo da monstruosa que tomei a Coca-Cola mais cara da minha vida, acho que dá próxima vida também,eheheheh Eram exatamente 500 ml por 4,50 euros, putz, nessa hora eu nem lembrei que existia uma moeda chamada real, ehehehe
De barriga quase cheia por que as porções eram menores que o esperado fomos caminhar pela cidade e espera a noite cair sobre a Champs Élysées e as luzes a iluminar a cidade…foi tudo de bom….
E finalmente chega a hora de irmos para casa, já haviam esgotado as forças e lá vamos nós…o Caio na direção, a Ana como co-pilota e eu no banco de trás apreciando a noite Parisiense, eheheheh
Lá pelas tantas, notamos que estávamos „perdidos“ em Paris, ops e agora? Pedir informação em francês como? Então paramos para pedir informação, sendo que o Caio sai com : "Sprechen sie deutscht?" e o rapaz com cara de assustado faz sinal com a cabeça que não fala em alemão, ai sai a segunda pergunta "Hablas espanhol?" e a cabeça continua na negação… então a Ana entra em ação e pede "Do you speak English" e mais uma negação…. Entao pensei, com tanto idomas ele precisa saber algo a mais que o frances e Eu, pobre menina inocente sentada no banco de trás solto um grito e pergunto "O senhor fala portugues", voçes deveriam ter visto a cara do Caio e da Ana (pensando o que essa louca ta achando da vida) e antes mesmo deles terminarem o pensamento vem a resposta….
- Sim, em portugues eu falo. A santa criatura sabia falar em frânces e português, ahahahaha
E nós "achamos" o caminho de casa!!!!
Viu como é importante falar português, ehehehehe

Um comentário:

Unknown disse...

Gisa minha amiga!!
eu amei essa história....sabes que não sou muito aventureira , mas para conhecer Paris tb faria isso...beijo